Chamo-me Mariana, sou de Lisboa e tenho 37 anos. Tive o primeiro contacto com a fotografia com cerca de 9 anos, através do meu tio Bernardo, também fotógrafo.

Felizmente tive a oportunidade de viajar pelo mundo e estudar outras culturas noutros países.

De 2002 a 2004 estudei design e Fotografia na Miami Ad School em São Paulo, no Brasil, fui assistente de vários fotógrafos e ilustradores o que me deu uma enorme confiança para seguir o “SONHO”. Ainda no Barsil participei em vários workshops de fotografia, assisti a festivais de cinema, e a uma cultura gigante o que de certa forma foi um forte impulsionador do início da minha vida como fotógrafa.


Em 2005 parti para Paris onde vivi uma vida mais boémia e tive a sorte de trabalhar com cineastas, ilustradores e fotógrafos. Foi em Paris que tudo começou a fazer ainda mais sentido e foi nessa altura que decidi concorrer ao meu mestrado em Londres.

Cheguei a Londres em 2006 onde estudei na Westminster University o Mestrado em Estudos Fotográficos.


Quando regressei a Portugal em Setembro de 2006 mudei-me para Lagos no Algarve, onde criei o meu projecto fotográfico mais focada em Pessoas, Famílias e Crianças. O projecto cresceu, a vida mudou, os caminhos mudaram, hoje vivo em Lisboa e o meu projeto continua a crescer.

Existe uma linha muito tênue entre o meu trabalho pessoal e profissional. Fotografar pessoas tem sempre um lado muito intimo e apaixonante, por isso não podemos deixar de ser sensíveis e saber esperar pela fotografia “perfeita”.

A vida é muito corrida, mas a fotografia corre-me nas veias e felizmente vivo rodeada de crianças e pessoas que me inspiram todos os dias. A fotografia deverá ser vista e sentida como parte integrante das nossas vidas e sinto que deve fazer parte do nosso dia a dia: hoje, ontem e amanhã.

Mariana